Higiene dos alimentos

Informações e dicas práticas de higiene alimentar

Sem categoria
Prevenção de Contaminação Cruzada na Cozinha
7 de junho de 2019
0

A contaminação cruzada é o processo pelo qual as bactérias nocivas dos alimentos se espalham para outros alimentos, superfícies, mãos ou equipamentos. A contaminação cruzada pode ser causada por muitos fatores, como por exemplo, usar uma tábua para preparar frango cru e depois usar a mesma tábua para alimentos prontos para comer.

A contaminação cruzada é perigosa, pois pode facilmente levar à intoxicação alimentar. Você deve adotar hábitos de manipulação de alimentos seguros ao preparar alimentos, especialmente ao manusear carne, aves e frutos do mar, que podem facilmente transportar salmonela e E. coli. Estes alimentos devem ser mantidos separados dos alimentos prontos para consumo em todas as fases do preparo da comida. Existem duas áreas importantes onde você deve tomar cuidado extra com a manipulação de alimentos, a refrigeração e preparação de alimentos.

 

Refrigeração

Procedimentos corretos de refrigeração são:

1- Coloque carne crua, aves e frutos do mar na prateleira mais baixa da geladeira em recipientes ou sacos de plástico selados. Isso impede que qualquer sumo do gotejamento de carne entre em contato com outros alimentos.

2- Mantenha sempre alimentos prontos para comer e cozidos separados dos alimentos crus.

3- Certifique-se de que sua geladeira esteja na temperatura correta. Defina a temperatura do refrigerador entre 1 ° C e 4 ° C. Não coloque alimentos quentes na geladeira, pois isso aumenta a temperatura geral. Lembre-se: as temperaturas da geladeira devem estar sempre abaixo de 8 ° C.

 

Preparo da comida

Todos os manipuladores de alimentos devem seguir os procedimentos corretos ao preparar os alimentos para evitar a contaminação cruzada. Alguns passos simples a seguir são:

1- Lave suas mãos regularmente. Você deve sempre lavar as mãos antes de manusear alimentos, e especialmente depois de manusear carne crua e peixe.

2- Use tábuas de corte codificadas por cores para diferentes grupos de alimentos, especialmente alimentos crus e alimentos prontos para comer. Por exemplo, use uma tábua vermelha para carne crua, um azul para peixe cru, verde para frutas e legumes, etc.

3- Use diferentes facas, pratos e utensílios de cozinha para diferentes tipos de alimentos.

4- Após o uso, você deve lavar imediatamente os utensílios e louças que você usa para carne crua, aves e peixe cru.

5- Substitua regularmente as suas tábuas de cortar, pois as bactérias podem ficar presas nas ranhuras das facas. Você também deve substituir qualquer utensílio que apresente evidências de desgaste.

6- Sempre lave frutas e verduras, independentemente de você planeja descascá-las. O solo e água em que frutas e legumes que podem transportar bactérias.

Deixe uma resposta